Contém Ingredientes de Verdade é uma prática de arte dentro do jogo de simulação da vida The Sims 4 (Wright, 2000) que a artista Estelle Flores começou a articular em 2020.
The Sims é um jogo tipo sandbox de mundo aberto. É como uma casa de boneca que se amplia para um universo que não se conecta com o dos outros jogadores. A privacidade traz à tona comportamentos conhecidos na cultura do jogo que justificaram a implementação de um aviso: “The Sims é um jogo de simulação da vida e não da morte”.
Como um jogo de mundo aberto, não existe objetivo definido. Essa possibilidade induz diferentes experiências de jogo em diferentes jogadores, estimulando a conexão direta com narrativas interiores que o ato de jogar aflora, especialmente através do contexto de construção visual, conceitual e encenação do mundo, o que acaba exteriorizando imagens e situações que refletem desejos de exploração, recalques, traumas, entre outras possibilidades.
Dentro do jogo, ser artista é uma opção de carreira e se resume a pintar telas em um cavalete. Essas pinturas são criadas com base em fotografias feitas a partir do ponto de vista de um dos personagens do jogo, através da ferramenta nativa “pintar a partir de referência”.
Durante dois anos de projeto, Estelle Flores produziu cerca de 300 pinturas através deste método, algumas das quais são aqui apresentadas e esta prática desencadeia uma série de experimentos poéticos envolvendo este jogo na trajetória da artista.